Raiva, revolta, frustração e outras “emoções negativas” fazem parte da experiência humana. Todas elas podem levar à ansiedade e ao estresse e, muitas vezes, são vistos como emoções a serem evitadas, ignoradas ou de outras formas rejeitadas, mas uma abordagem melhor é gerenciá-los sem negá-los, e há vários motivos para isso.

 

Gerenciando emoções negativas

A ideia de “gerenciar” emoções negativas é complexa. Isso não significa evitar senti-los – o enfrentamento da evitação é na verdade uma forma de enfrentamento que tenta fazer isso, e muitas vezes pode sair pela culatra. Também não significa permitir que essas emoções negativas destruam sua vida, seus relacionamentos, e seus níveis de ansiedade e estresse. A raiva não controlada, por exemplo, pode nos levar a destruir relacionamentos, se permitirmos.

Gerenciar emoções negativas tem mais a ver com abraçar o fato de que as estamos sentindo, determinar por que nos sentimos assim e nos permitir receber as mensagens que elas nos enviam antes de liberá-las e seguir em frente (essa afirmação pode parecer um pouco estranha, mas nossas emoções são definitivamente projetadas para serem mensageiras que nos dizem algo, e essas mensagens podem ser muito valiosas se as ouvirmos).

Gerenciar emoções negativas também significa não permitir que elas nos dominem. Podemos mantê-las sob controle sem negar que as sentimos.

 

Emoções negativas vs. emoções positivas

Quando falamos sobre as chamadas emoções negativas, é importante lembrar que essas emoções, em si mesmas, não são negativas como “ruins”, mas possuem mais negatividade em oposição à positividade.

As emoções não são não necessariamente boas ou ruins, são apenas estados e sinais que nos permitem prestar mais atenção aos eventos que os criam, seja para nos motivar a criar mais ou menos de uma determinada experiência, por exemplo. Algumas emoções nem sempre são agradáveis ​​de se experimentar mas, como a maioria das outras emoções, existem por uma razão e podem ser muito úteis de sentir.

 

Como as emoções negativas nos afetam?

Raiva, revolta, ressentimento, frustração e ansiedade são estados emocionais que muitas pessoas experimentam regularmente, mas tentam evitar.

E isso é compreensível – eles são projetados para nos deixar desconfortáveis. Esses estados emocionais negativos podem criar ansiedade e estresse extra em seu corpo e mente, o que é desconfortável, mas também pode levar a problemas de saúde se o estresse se tornar crônico ou opressor.

Ninguém gosta de se sentir desconfortável, por isso é natural querer fugir desses sentimentos e os perigos do estresse não gerenciado são reais.

No entanto, às vezes existe a sensação de que essas emoções durarão para sempre ou que os próprios sentimentos são o problema.

Mais frequentemente, esses sentimentos são benéficos porque também podem nos enviar mensagens. A raiva, revolta e a ansiedade, por exemplo, mostram que algo precisa mudar e talvez que nosso bem-estar tenha sido ameaçado. O medo é um apelo para aumentar seu nível de segurança. O ressentimento nos motiva a mudar algo em um relacionamento. A frustração também. Basicamente, as emoções negativas existem para nos alertar de que algo precisa mudar e para nos motivar a fazer essa mudança.

 

Melhores estratégias para gerenciar emoções negativas

Uma estratégia é aceitar e até abraçar nossos estados negativos, ao mesmo tempo que se envolve em atividades que podem contrabalançar essas emoções desconfortáveis ​​de forma autêntica.

Vejamos  outras estratégias:

Ensine e aprenda. Isso significa abraçar a autoconsciência e aumentar o conhecimento pessoal de seu corpo e mente, e como eles estão respondendo ao estresse e outros estados emocionais. Isso permite que você entenda quando está chateado e por quê, e seja mais capaz de interpretar os sinais que seu corpo está enviando.

Expresse e possibilite experiências sensoriais e corporais. Este parece um pouco mais complicado, mas envolve simplesmente encorajar a abertura e a curiosidade dentro de você para aumentar sua aceitação do que vem.

Aceite e seja amigo. Pode ser altamente benéfico concentrar-se ativamente em aumentar sua autocompaixão e tolerância à frustração.

Suporte social. Isso pode envolver a prática da meditação da bondade amorosa, que pode expandir seus sentimentos de conexão com os outros e sua autocompaixão enquanto você investe em relacionamentos.

Fisiologia e mudanças comportamentais: Foco no relaxamento, exercícios respiratórios e autocuidado.

Observe e preste atenção: Tente praticar a plena atenção e não julgue as coisas da vida.