Ansiedade existencial refere-se a sentimentos de inquietação sobre significado, escolha e liberdade na vida. Embora a ansiedade seja um tema básico da vida e reflita a experiência de medo ou ameaça, isso geralmente é considerado no contexto de uma ameaça física ou situacional.

Por exemplo, você pode ter medo de voar ou de falar em público. Em contraste, a ansiedade existencial reflete um tipo mais profundo de angústia que torna o enfrentamento dela um empreendimento mais complexo.

Entendendo a Ansiedade Existencial

Se referido como angústia existencial, desespero ou ansiedade, o conceito é o mesmo: a ideia é que a vida é inerentemente inútil. Que nossa existência não tem sentido, porque há limites ou fronteiras, a saber, que todos devemos morrer um dia.

A ansiedade existente tende a surgir durante as transições e reflete a dificuldade de adaptação, muitas vezes relacionada à perda da segurança. Por exemplo, um estudante universitário que se afasta de casa ou um adulto que está passando por um divórcio difícil pode se sentir como o fundamento sobre o qual sua vida foi construído está desmoronando. Isso pode levar a questionar o significado de sua existência.

O existencialismo enfatiza que somos todos livres para fazer escolhas na vida, e com essa liberdade de fazer escolhas vem a responsabilidade. No entanto, dado o destino final da morte, suas ações podem parecer sem sentido quando vistas em relação à imagem maior da sua vida.

Dessa maneira, a liberdade leva ao desespero, e a responsabilidade dessa liberdade causa ansiedade.

Independentemente da escolha que fizermos, isso não muda o fato de que nosso tempo nesta terra é limitado.

Ansiedade existencial versus ansiedade neurótica

A ansiedade no senso comum é um problema a ser corrigido. A psicoterapia e a medicação são usadas para tratar distúrbios de ansiedade, como pânico, ansiedade generalizada e ansiedade social, e o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-V) lista critérios ou sintomas que agrupam a ansiedade em diferentes categorias.

Em contraste, os existencialistas veem a ansiedade existencial como uma consequência normal da existência humana, e a ansiedade neurótica como um comportamento de esquiva. Em outras palavras, se você está preocupado com o acidente do avião ou todos na plateia do seu discurso rindo de você, você se distraiu com sucesso de se preocupar se sua vida tem significado ou o que acontecerá depois que você morrer.

Claramente, essas são duas definições diferentes de ansiedade que não são totalmente incompatíveis. No entanto, a ansiedade existencial descrita dessa maneira parece quase mais semelhante à depressão do que à ansiedade – talvez por que os termos “angústia” e “desespero” sejam frequentemente usados ​​de forma intercambiável com a ansiedade nesse contexto.

Dessa maneira, a ansiedade existencial é considerada uma jornada, uma consciência, uma experiência necessária e um fenômeno complexo. Surge da consciência de suas próprias liberdades e de como a vida terminará para você um dia.

O ponto de vida

Se você luta com a ansiedade existencial, pode estar perguntando: “Qual é o sentido de viver?” À medida que você passa por transições em sua vida e perde a segurança de um contexto e estrutura familiar, você pode questionar o ponto da vida; se, no final, o resultado é que você morre. Por que passar pelas mudanças?

Superando a ansiedade existencial

Dado que a ansiedade existencial está relacionada a uma consciência dos limites últimos da vida, que são a morte e o acaso, a ansiedade desse tipo pode ser vista como inevitável e não patológica. Por isso, cada um de nós deve encontrar uma maneira de “conviver” com essa ansiedade, em vez de eliminá-la. Ou assim argumentam os existencialistas.

Existem maneiras úteis e inúteis de responder a esse tipo de crise existencial. Uma é a escolha de não viver ou desistir da vida.

Um segundo é tornar-se tão absorvido nas distrações diárias que você não vive uma vida autêntica. Diz-se que isso não deixa espaço para a ansiedade existencial, mas também para a vida autêntica. É uma estratégia de adaptação ou evasão não adaptativa, em essência. Quantas pessoas você conhece que passam a vida com “olhos bem fechados”, nunca olhando para o cenário geral?

Se você vive sua vida dessa maneira, evitando pensar no limite máximo, e então algo acontece – uma brecha na morte ou na morte de um ente querido – como você responde? Segundo os existencialistas, isso pode servir como um despertar em termos de sua atitude em relação à vida.

Esse evento pode levá-lo à autenticidade, o que também necessariamente trará ansiedade. Você pode ter pensamentos sobre a fugacidade de sua existência e como a está vivendo. Quando você parar de considerar que acordará vivo todos os dias, poderá sentir ansiedade, mas ao mesmo tempo um significado mais profundo.

Você pode perceber que todos os problemas mundanos do dia-a-dia que tanto o incomodam parecem não importar mais, e todos os pensamentos, medos e ansiedade sobre o mundano desaparecem, porque você enfrenta um problema muito maior. No final de sua vida, isso será importante? Importa qual carreira você escolheu, quanto dinheiro você teve ou qual carro você dirigiu?

Todas essas mudanças podem levar a formas mais corajosas e autênticas de responder a essa crise existencial. Você pode deixar essa ansiedade motivá-lo e guiá-lo para uma vida mais autêntica? O que essa ansiedade pode lhe ensinar sobre sua relação com o mundo? Pegue um caderno e anote seus pensamentos nessas duas últimas perguntas. É nas respostas a essas perguntas que você encontrará como lidar com a ansiedade existencial.