Sabe-se que indivíduos com transtorno de ansiedade generalizada (TAG) sofrem comprometimento em vários aspectos de suas vidas, incluindo relacionamentos com parentes, amigos e parceiros.

Se você mora com alguém com TAG, pode estar propenso ao sofrimento conjugal e correr maior risco de divórcio. Além disso, os problemas em seus relacionamentos podem significar problemas em termos de tratamento – aqueles com deficiências nessas áreas geralmente não respondem como bem ao tratamento a longo prazo.

Embora você possa se preocupar muito com sua família, amigos, colegas de trabalho e outras pessoas, pode usar estratégias negativas para lidar com essa preocupação. Com o tempo, isso pode corroer os relacionamentos que você está trabalhando tanto para manter.

Problemas comuns de relacionamento para pessoas com transtorno de ansiedade generalizada

No geral, os problemas comuns que as pessoas com transtorno de ansiedade generalizada podem enfrentar incluem:

  • ter poucos relacionamentos
  • dificuldade em atender às necessidades dos outros (porque você está envolvido demais com sua própria ansiedade)
  • dificuldade em expressar como você está se sentindo
  • sentir medo ou ser defensivo nos relacionamentos românticos
  • evitar fazer coisas com outras pessoas por medo (por exemplo, sair de férias, tentar algo novo)
  • ter problemas para sentir alegria e felicidade com os outros (porque você está preocupado o tempo todo)
  • ser impaciente com os outros
  • sentir desconfiança ou falta de autoconfiança; “verificar” os outros com muita frequência; precisando de tranquilidade dos outros
  • ser irritado com os outros ou excessivamente crítico
  • exagerar nas situações e fazer com que os outros se sintam desconfortáveis
  • ter uma tendência a terminar relacionamentos por medo
  • sentir-se dependente ou pegajoso
  • inseguro, o que leva ao medo e à dúvida sobre as intenções dos outros

 

Dicas para superar esses problemas do TAG nos relacionamentos

Você pode aprender a evitar problemas de relacionamento fazendo o seguinte:

  • pratique viver o momento fazendo um curso de atenção plena
  • faça uma pausa na atenção plena antes de expressar um pensamento ansioso
  • permita-se sentir desconfortável quando souber que a ansiedade está impedindo você, se estiver impedindo que você gaste algum tempo fazendo coisas que deseja fazer com amigos, parentes ou parceiros românticos. Os sentimentos desconfortáveis ​​diminuirão quanto mais você enfrentar essas situações.
  • faça algo com outras pessoas que faça você rir para aliviar a ansiedade
  • vá devagar com outras pessoas quando sentir que a ansiedade está controlando seu comportamento
  • fale sobre problemas em vez de ficar em silêncio e deixar sua ansiedade sair do controle
  • adote a perspectiva de seus amigos, parentes e outras pessoas significativas e entenda o comportamento deles do ponto de vista deles
  • conte aos outros sobre o seu diagnóstico de TAG se o seu comportamento tiver afetado eles
  • pense duas vezes antes de queimar uma ponte com alguém; a ansiedade está alimentando seu comportamento?
  • peça apoio
  • procure a ajuda de um terapeuta se você ainda não o fez