O transtorno de ansiedade generalizada (TAG), em adultos e jovens, é caracterizado por preocupação persistente e excessiva. Se o problema começou e terminou com uma preocupação, pode não ser um problema tão grande. Em vez disso, as pessoas com TAG ficam atoladas quando uma preocupação leva à outra e à outra.

O que perpetua o ciclo de ansiedade?

Preocupações, algumas das quais podem realmente ser solucionáveis, são mantidas por vários motivos. Primeiro, certas preocupações podem persistir por causa de pensamentos tendenciosos. Isso pode envolver uma superestimação da probabilidade de um resultado ruim ou um exagero de quão ruim será o resultado.

Algumas preocupações são fortalecidas por pensamentos negativos sobre si mesmo, como a crença de que seria completamente incapaz de lidar com isso, incerteza ou um resultado indesejável.

A memória também pode ser seletiva; em alguns casos, as pessoas com problemas de ansiedade têm dificuldade até em recuperar dados que são inconsistentes com uma preocupação específica.

Ou as preocupações persistem devido às maneiras pelas quais são respondidas. Indivíduos com problemas de ansiedade não tratados tendem a responder aos seus medos, tentando suprimir a preocupação, buscar garantias de que nada de ruim vai acontecer ou evitar situações que possam desencadear o medo.

Infelizmente, essas estratégias podem fazer com que as pessoas se sintam terríveis e reforce a ansiedade, em vez de enfraquecê-la, criando assim um ciclo difícil de quebrar.

As preocupações podem persistir devido à forma como as informações no ambiente são processadas. Uma pessoa com TAG pode sintonizar seletivamente informações que apoiam a preocupação e ignorar evidências que a refutam.

O ciclo da ansiedade e como quebrá-lo

Tome, por exemplo, a preocupação de que “meu namorado vai terminar comigo”. Esse é um pensamento intrusivo que é realmente bastante normal para uma pessoa. Pode surgir “do nada” ou em resposta a uma situação específica.

No entanto, uma pessoa excessivamente ansiosa avaliaria esse pensamento como muito significativo, revisaria todas as razões pelas quais esse pensamento poderia ser verdadeiro, tentaria reduzir a ansiedade a curto prazo (fortalecendo-a efetivamente a longo prazo) e se sentiria terrível. Assim, a crença se torna ainda mais significativa e é vivenciada com mais frequência e intensidade do que em alguém sem problemas de ansiedade.

Para superar a ansiedade, esse ciclo vicioso precisa ser interrompido.

Aceitação

Uma maneira de quebrar o ciclo é aprender a aceitar que nem todo pensamento intrusivo está sinalizando uma razão legítima para se preocupar. Simplificando, nem todo pensamento é verdadeiro.

Em vez de tentar lutar com as crenças, as técnicas baseadas na aceitação envolvem identificar o pensamento, rotulá-lo (“preocupação” ou “julgamento”, por exemplo) e estar atento ao momento que dá origem à crença e ao momento em que começa a retroceder da consciência.

Questionar

Outra estratégia que pode efetivamente quebrar o elo entre vieses no pensamento e no processamento de informações é modificar a forma de pensar, e isso pode ser conseguido com a ajuda de psicoterapia.

É preciso avaliar criticamente pensamentos potencialmente distorcidos, como “Ele definitivamente vai terminar comigo” ou “Não posso continuar sem ele”, fazendo uma série de perguntas que podem incentivar uma visão mais equilibrada dos fatos relevantes.

Exposição

Finalmente, a exposição é uma ferramenta que interromperia o ciclo da ansiedade, eliminando a dependência de estratégias ineficazes de redução da ansiedade. O conceito básico de exposição é inclinar-se para a ansiedade, confrontando, em vez de evitar, situações provocadoras de ansiedade para aprender pela experiência que nada de terrível acontecerá ou que maus resultados são de fato gerenciáveis ​​(e podem até ter um lado positivo).

Depois de enfrentar um medo, é fundamental não se envolver em nenhum comportamento de segurança que possa “desfazer” o aprendizado; isso às vezes é chamado de prevenção de respostas.

Os exercícios de exposição para o exemplo acima incluem discordar intencionalmente de um namorado ou imaginar como seria entrar em uma discussão importante. A repetição realmente ajuda na exposição, por isso seria importante discordar com alguma regularidade ou imaginar o argumento principal repetidamente – até que tudo se torne mais chato do que instigante.

Embora o ciclo de ansiedade seja, de fato, vicioso, romper um único elo pode ajudar bastante a diminuir a preocupação e a ansiedade a que ele leva.