Classificar diferentes tipos de crises de ansiedade pode ser difícil.

“Crise de ansiedade” é um termo coloquial criado por clientes para descrever períodos intensos ou prolongados de ansiedade. Em uma escala de intensidade, uma crise de ansiedade ocorre entre sentimentos leves de ansiedade e um ataque de pânico.

Ao contrário dos ataques de pânico repetidos, as crises de ansiedade não são necessariamente um sinal de uma condição de saúde mental. Se você está enfrentando muito estresse ou está passando por um período difícil na vida, é natural ter intensa ansiedade que ocorre com frequência. Experimentar muitas crises de ansiedade sem uma causa aparente, no entanto, pode ser um sinal de um transtorno de ansiedade.

Apesar de não ser um termo clínico oficial, existem tipos de crises de ansiedade. Aqui estão os cinco fatores que distinguem os diferentes tipos de crises de ansiedade:

 

  • Causas: Pensamentos vs. Situações
  • Esperado vs. Inesperado
  • Sintomas fisiológicos
  • Duração / Frequência
  • Intensidade

 

Causas: Pensamentos vs. Situações

Pensamentos e situações causam ataques de ansiedade. A experiência é diferente, no entanto.

As causas tendem a apontar para diferentes problemas também. Ataques de ansiedade baseados em pensamentos podem ser sinais de transtorno de ansiedade generalizada. Os ataques de ansiedade baseados em situações podem ser sintomas de fobias sociais ou transtorno de ansiedade social.

 

Pensamentos

Alguns ataques de ansiedade acontecem independente de estímulos externos imediatos. Estes geralmente começam com cadeias de pensamentos ansiosos que se acumulam até causar sintomas fisiológicos. Os pensamentos costumam fazer parte da apreensão sobre o futuro.

Abaixo estão alguns exemplos desses padrões de pensamento:

  • As pessoas sabem que tenho ansiedade e me julgam.
  • Estou com uma doença terminal e meu médico não me diagnosticou corretamente. Eu vou morrer em breve.
  • Eu vou ser demitido. Se eu for demitido, não poderei sustentar minha família e ficaremos sem teto. Se estivermos sem-teto, serei um péssimo pai / parceiro / filha / filho. Se eu sou uma pessoa má, sou um fracasso.
  • Eu sou um pai ruim e todo mundo sabe disso.

 

Situações

Esses sentimentos de ansiedade decorrem de situações específicas e não de preocupações gerais sobre a vida ou a saúde. Digamos que você tenha um discurso público chegando. Você pode ter pensamentos ansiosos como: “Eu vou fazer um discurso ruim. Eu vou ficar nervoso. As pessoas vão perceber como estou nervoso.”

Um exemplo: alguém está preocupado com uma reunião de família durante o Natal. Ele se preocupa com quem vai estar lá e quem vai dizer o que. Imaginar repetidamente como tudo pode dar errado cria uma sensação de pavor.

Esses tipos de pensamentos podem fluir até que a ansiedade esteja fora de controle. Você pode esperar que essas situações induzam ataques de ansiedade. Isso pode criar meta ansiedade: ansiedade sobre a possibilidade de sentir ansiedade, especialmente durante determinadas situações. A ansiedade pode ser uma profecia autorrealizável.

 

Esperado vs. Inesperado

Quando ataques de ansiedade acontecem inesperadamente, eles podem ser mais assustadores e difíceis de lidar. Esperar o ataque pode causar uma sensação de pavor, mas também pode facilitar o processo de enfrentamento.

 

Esperado

Se você tiver um ataque de ansiedade como parte de um padrão geral, provavelmente terá muitas expectativas em relação ao ataque antes que ele aconteça. Pode surgir à medida que os pensamentos ansiosos se acumulam – a meta-ansiedade acima mencionada.

Essas ansiedades esperadas são frequentemente situacionais. Se você está com medo de uma situação, começará a se sentir ansioso antes e durante os eventos.

Um ataque de ansiedade também pode ser uma preocupação geral que você tem. Pode ser algo que você tenha refletido tantas vezes que agora o reconheça como fonte de ansiedade, algo que você espera causar um ataque de ansiedade.

Inesperado

Às vezes, os ataques de ansiedade acontecem sem uma fonte clara. Quando você não sabe o que os está causando, é quase impossível prever. Ataques inesperados de ansiedade costumam ser um sinal de um transtorno de ansiedade, incluindo transtorno de ansiedade generalizada e transtorno do pânico.

 

Sintomas fisiológicos

Aqui estão alguns sintomas comuns de ansiedade e ataques de ansiedade:

  • Inquietação, sentindo-se ferido ou no limite
  • Sendo facilmente cansado
  • Dificuldade em se concentrar ou ter sua mente em branco
  • Irritabilidade
  • Tensão muscular
  • Dificuldade em controlar as preocupações
  • Problemas de sono (dificuldade em adormecer, ou sono inquieto e insatisfatório)

Se você estudar esses sintomas, poderá descobrir quais pensamentos ou situações os desencadeiam. Talvez as preocupações com a sua saúde o deixem irritado, enquanto as ansiedades em relação à sua carreira o mantêm acordado à noite. Apresentações ou testes podem fazer você se sentir inquieto, enquanto a ansiedade sobre o namoro causa fadiga. Aprender as correlações pode informar o tratamento e ajudá-lo a lidar.

 

Duração / Frequência

Os ataques de ansiedade podem durar de minutos a horas, dias e até semanas. Eles também podem ocorrer com frequências variadas. As pessoas podem ter vários em um dia ou apenas um a cada dois meses.

Tanto a duração quanto a frequência dependem das causas dos ataques de ansiedade. Por exemplo, alguém com um transtorno de ansiedade pode sofrer ataques diários de ansiedade que duram pelo menos uma hora. Por outro lado, alguém que não tem um transtorno de ansiedade provavelmente terá ataques breves (talvez apenas 10 minutos) e menos frequentes.

O estresse também é um fator. Mesmo que alguém não tenha um distúrbio de ansiedade diagnosticável, ele pode sofrer ataques de ansiedade frequentes e longos quando há níveis extremos de estresse em sua vida.

 

Intensidade

Existem algumas maneiras de medir a intensidade de um ataque de ansiedade. Uma é observar o número de sintomas que ocorrem. Experimentar a combinação de falta de ar, tensão muscular e insônia é obviamente mais intenso do que apenas sentir um sintoma.

Outra medida é a debilidade do ataque. Se o ataque é tão intenso que inclui sintomas como asfixia e sensação de morte ou ataque cardíaco, pode não ser um ataque de ansiedade, mas um ataque de pânico.

 

Compreendendo a si mesmo e os diferentes tipos de ataques de ansiedade

Nossas mentes são como oceanos de causas e efeitos. Cada memória, pensamento e emoção se conecta e envia ondas através de nossos corpos. Quando experimentamos ataques de ansiedade, essas ondulações se tornam ondas que perturbam nossas vidas. Ao separar os fatores que os criam, você pode encontrar as fontes de ansiedade e identificar os tipos de ataques de ansiedade que experimenta. Compreender mais sobre a ansiedade trará um passo mais perto de reduzi-la.